SINUSITE:
«De mãos dadas» (Anónimo)
À semelhança de milhões de pessoas devo a vida à medicina tradicional e à dedicação de profissionais de saúde com quem me tenho cruzado ao longo da vida.

Porém, dela não obtive resposta satisfatória para alguns dos problemas de saúde que me têm diminuído a qualidade de vida.

Por isso mesmo, na incursão pelas designadas "medicinas alternativas", à procura de melhor remédio, descobri que, afinal, A SINUSITE que me tem afligido há mais de trinta anos, que me foi fragilizando o sistema imunitário a ponto de contrair viroses a que, de modo geral, as pessoas parecem imunes, e ficando depois extremamente debilitada, levando semanas e semanas a recuperar mas sempre mantendo algum grau de abatimento - afinal, TEM CURA.

Foi na Clínica de Naturopatia do Doutor Fernando Figueiredo (doutorado em naturologia e em ciências biológicas) que descobri a receita: "1 a 2 gotas de sumo de limão em cada narina, de manhã e à noite e uma sauna por semana, durante um certo tempo."

Lá fui fazendo os tratamentos, com a confiança/perplexidade que senti desde a consulta que lhes deu início.

Acontece que cerca de dois meses passados, fui acometida de uma das tais viroses que me desorganizavam todos os planos para as semanas mais próximas: hipersecreção gástrica, sensação de queimadura no esófago, nariz obstruído, dores no corpo, mal-estar geral, febre que chegou aos 38º. O que eu adivinhava, pelo conhecimento do meu organismo, era a continuação da produção exacerbada de muco, com formação de placa verde-amarelada que a previsivelmente, nos dias imediatamente a seguir, viria a escorrer para as vias inferiores pela parte posterior do nariz. Resultado conhecido: sofrimento e debilitação durante pelo menos duas a três semanas.

Contactei o Doutor Fernando Figueiredo que, para a acidez do estômago, aconselhou ser preferível um chá de urtigas frescas mas, sendo estas raras por ainda não ser Inverno, deveria então tomar um chá de espinheira santa e pequenos goles de água das pedras; para a virose propriamente dita, receitou quatro ampolas de Benifact, que é um composto que potencia as defesas do organismo e uma sauna caseira, colocando na cama os edredons que pudesse e toalhas turcas envolvendo a almofada e entre os lençóis para absorverem a humidade do corpo.

Cumpri a prescrição mas sobreveio-me algum espanto quando constatei que, afinal, a infecção praticamente não dera sinais, nada notara, aliás, em termos do corrimento posterior nasal e, em lugar da prostração e sofrimento, sentia energia e vontade de ler. O terceiro dia, foi um dia de actividade praticamente normal.

Este resultado, a par de outros vividos por pessoas que me são próximas, reforça-me a convicção de que a medicina do futuro, desejavelmente um futuro próximo, em lugar de negar ou excluir (não importa por que "razão"), congregará os saberes que permitam o resultado óbvio que a todos une: diminuir o sofrimento humano e restaurar a confiança daqueles que, pelo decorrer dos anos, já se sentem arrumados. Afinal sempre é verdade: a vida tem recursos que não suspeitamos. Importa é não desistir.

Ao Doutor Fernando Figueiredo, a minha gratidão, por me ajudar a transpor a convicção e passar à área da comprovação directa.

1 comentário:

  1. anapinta.mendes@gmail.com18 de agosto de 2013 às 22:12

    Gosto muito de ouvir o doutor na radio, gostava que me ajuda-se se for possivel, mas se for melhor, marco consulta em Fatima. Fui ao otorrino fiz TAC e varios exames, disse-me que estava tudo bem, mas tenho um muco na garganta que ando constantemente a "tossinhar e que me incomoda muito,isto já e dura uns 2 anos, que hei-de fazer. Obrigada doutor.

    ResponderEliminar